No inicio dos anos 50, a música norte americana passava por novas modificações – um gênero musical muito animado e feito por negros estava se tornando popular – Era o Rock and Roll.
Com o aparecimento de Bill Haley and His Comets o rock and roll atingio a população branca que logo se aplicou em aprender seus segredos.
Então, artistas negros passaram a se popularizar também junto aos brancos.
Little Richard foi um dos grandes influenciadores do rock and roll, misturando seu estilo de cantar com uma coreografia de apresentação bem avançada para a época.
Outro negro que se projetou rapidamente justamente por assimilar a linguagem do rock and roll com características de música caipira americana ou Country Music, foi Chuck Berry.
Chuck Berry ainda é hoje um dos maiores astros de rock and roll de todos os tempos, sendo seguido e tendo influenciado todas as gerações posteriores à sua. Pôde ser visto estrelando o fime Hail ! Hail ! Rock and Roll, dísponivel em vídeo.
Mas, quando o rock and roll surgiu, no sul do Estados, a população acostumada com a música caipira regional, misturada aos lamentos negros (o blues) começou a ouvir e gostar desse novo gênero musical. A habilidade (ou abilitie) do branco em executar o rock and roll dos negros fez com que cada executante fosse taxado de rockabilly.
O rockabilly passou então a ser um gênero dentro do Rock And Roll.
Elvis Presley foi o primeiro rockabilly e para Carl Perkins, outro lendário intérprete desse gênero, quem usou esse termo pela primeira vez foi um disc jockey de Memphis chamado Dewey Phillips.
Não se pode falar de Elvis Presley, nem do rockabilly, sem falar em Sam Phillips e sua gravadora Sun Records em Memphis.
A Sun tinha como contratados artistas negros do blues e de sucesso apenas regional. Sam costumava dizer que, para projetar um sucesso nacional deveria aparecer um branco que conseguisse cantar e transmitir a música negra como um negro.
Além da interpretação de Elvis, o rockabilly criou estilo também graças à habilidade de Scott Moore na guitarra e Billy Black no baixo acústico, que eram músicos da linha country e acabaram acompanhando Elvis à partir da sua entrada na Sun.
O músico ou grupo de rockabilly era diferente daqueles que escutavam o rock and roll na linha de Bill Haley. Ausência de saxofone, ausência de côro vocal, o cantor normalmente solto, improvisante e tendo como apoio direto uma guitarra, às vezes fazendo respostas às suas apelações vocais ou soando simultaneamente com o vocal.
Em 1956 Elvis trocou a Sun Records pela RCA Victor e Sam Phillips investiu em novos valores.
Carl Perkins foi o primeiro a gravar no estilo rockabilly e vender 1 milhão de cópias do seu Blue Suede Shoes, naquela época.Além dele a Sun lançou Jerry Lee Lewis, Jhonny Cash, Roy Orbison e Conway Twitty entre outros.
A formação básica dos grupos de rockabilly era calçada em cima dos grupos negros de rhythm and blues e rock and roll. Mantinha um vocalista que também podia ser o guitarrista solo ou base, um contrabaixo acústico e um kit de bateria com caixa prato e bumbo.
Outros grandes do rockabilly dessa época foram Johnny Burnette, Gene Vincent e Eddy Cochran. Esses três intérpretes influenciaram muita gente e principalmente e principalmente o rockabilly dos anos 80.
Além desses, um outro lendário e que influenciou boa parte dos grupos e conjuntos surgidos nos anos 60 foi Buddy Holly. Buddy com seu conjunto de Crickets (Os Grilos) influenciou inclusive os Beatles que escolheram esse nome numa homenagem aos Crickets (a palavra beetle significa besouro) e gravaram alguns temas de seu repertório.
O rockabilly tem característica marcante como o vocal tremido gaguejado, muito comum nas canções de Johnny Burnette ou Buddy Holly.
Nos anos 60 além dos Beatles, os Hollies, Rolling Stones, Hullaballoos, Swinging Blue Jeans e outros gravaram covers dos mestres do rockabilly.
Teddy Boys
A partir da metade dos anos 60 e até a metade dos anos 70 o rockabilly ficou submerso, resurgindo a partir de 1977.
Coincidentemente esse ressurgimento veio com a morte de Elvis e o surgimento do punk rock.
Nos anos 70, uma das poucas bandas que manteve em seu estilo um pouco do rockabilly dos anos 50 foi o Creedence Clearwalter Revival.
Clash
O movimento punk propunha uma volta às origens do rock and roll e tinha suas bases no operariado, com um som agressivo, muita rebeldia e um aparato técnico bastante simples.
Nessa época, os remanescentes do rock and roll dos anos 50 estavam na Europa fazendo festivais e relembrando os bons tempos.
Então surgiram os Stray Cats, Robert Gordon, The Jets, Shakin´ Stevens, Matchbox, Crazy Cavan e outros.
Meteors
No final dos anos 70 surgia também um outro estilo musical maluco que começava invadir a Inglaterra era o psychobilly, com letras tratando de temas insólitos como perversões sexuais, crimes passionais, filmes B e outros assuntos escatológicos fundiam o punk rock e o rockabilly.
Grupos como Cramps, Meteors, Guana Batz, Demented Are Go, Klingonz, Batmobile, King Kurt e muitos outros foram responsáveis por esta nova vertente dentro do rock and roll.
Voltaram os topete, agora maiores e com mais gomalina. As tatuagens surgiram por todo o corpo na forma de gatos, carros antigos, pin-up girl, nome de ídolos dos anos 50. Camisetas de cores berrantes e gola levantada, sapatos de sola alta, calças largas com frisos laterais, paletó com aplicações na lapela, costeletas e os tradicionais blusões de couro em conjunto com o jeans desbotado e camiseta sem manga.
Apartir dos anos 80, no Brasil também apareceu um movimento visando cultuar o rockabilly.
Coke Luxe
O Coke Luxe cumpriu sua pioneira “missão” de popularizar o rockabilly no Brasil, incluindo suas vertentes modernas, particularmente o psychobilly e foi um marco histórico do gênero no Brasil.
Foi o primeiro a gravar um um clássico lp no estilo rockabilly em meados dos 80, e um compacto, pelo selo Baratos & Afins.
Eddy Teddy também formou, após, o Rockterapia, junto com o guitarrista Nuno Mindelis, ainda Os Vilões com o pessoal da banda Inocentes, trabalhou com os Kriptonitas e, por fim, apoiava a banda The Krents, de seus filhos Luiz Teddy e Marcos.
Eddy Teddy, fundou o primeiro clube de rockabilly e ainda deixou diversos registros inéditos de suas bandas.
Atualmente existem muitas bandas tocando e divulgando o rockabilly e o psychobilly pelo Brasil a fora, são inúmeras as bandas que se propagam por todas as regiões do brasileiras.
O cenário nacional deixou de ser totamente underground e hoje em dia é muito bem visto nos diversos paises onde existem bandas e publico do gênero.
Texto e pesquisa: Eddy Teddy / Luiz Teddy
Fonte:https://eddyteddy.wordpress.com/