Quando os Crickets surgiram, Buddy Holly & the Crickets, foi um choque tão grande que não dava para evitar o pensamento: "Deus! O que é isso?" Foi muito instigante ouvir aquilo, que era cru, atrevido e muito espontâneo, emotivo ao contrário do resto que, pra mim, soava como música de velho.” Brian May, Queen.
Buddy Holly foi um dos artistas mais influentes de toda a história do rock,apesar de sua carreira ter durado apenas um ano e meio, ele conseguiu mudar os rumos desse estilo com seu som revolucionário.
Nascido no Texas em 1936, Charles Hardin Holley foi criado em meio à música, ainda bem pequeno aprendeu a tocar guitarra, piano e violino. Logo no início de sua adolescência já era músico profissional.
Felizmente a sorte sorriu para ele ainda muito novo, quando teve a oportunidade de abrir um show do Bill Haley and The Comets, concerto que lhe rendeu um contrato com a Decca Records. Logo Buddy estava com sua banda, The Crickets, no estúdio gravando suas primeiras canções.
O primeiro álbum de Buddy mudou a história do rock, ele estava à frente do seu tempo, pois não usava pianos como todos os outros e tinha uma tocada meio punk em suas músicas, deixando seu som mais leve e direto. Essas características fizeram com que ele conseguisse abrir caminho para a aceitação dos negros, que amavam suas canções.
No ano de 1958, Buddy Holly foi para Europa, onde dois dos maiores astros rock o viram tocar e foram influenciados por sua música, esses rockeiros eram: Paul McCartney e Mick Jagger, que sempre dizem que Buddy influenciou muito em suas carreiras.
Buddy estava no auge de sua carreira em 1959, suas músicas encantavam a todos, seus shows lotavam, mas infelizmente, no dia 3 de fevereiro de 1959, o mundo perdeu um dos músicos mais influentes da história do rock em um acidente de avião. Assim acabou a carreira meteórica de Buddy Holly, um dos maiores nome da música em todos os tempos.